terça-feira, 22 de junho de 2010

AS OPINIÕES QUE O DL TEVE




As Opiniões Que o DL Teve

José Saramago
Capa: Lucília Louro
Editorial Futura e Seara Nova, Lisboa, Janeiro de 1974

José Saramago foi colaborador do Diário de Lisboa.

O trabalho mais significativo ocorre entre Fevereiro de 1972 e Dezembro de 1973.

Neste lapso de tempo, Saramago, anonimamente, escreveu os editorias que o jornal publicou.

Esses editoriais estão incluídos neste livro As Opiniões que o DL Teve.

Na apresentação, datada de 31 de Dezembro de 1973, escreve Saramago:

Muito do que então escrevi não ultrapassa o nível do circunstancial (…) Entre os artigos alguns há que, redigidos na sua altura, apenas agora vêem a luz do dia: o facto não precisa explicação. Permita-se-me, contudo, que lamente o que nem sequer pude escrever, só porque de antemão sabia que não valai a pena. (Mas recuso, neste justo momento, a fácil complacência de me louvar ao que não cheguei a fazer…)
Quero acreditar que o trabalho que realizei teve alguma utilidade. Doutra maneira não me seria possível continuar. E eu vou continuar.

O último número do Diário de Lisboa foi publicado no dia 30 de Abril de 1990.

Estas são as palavras que José Saramago escreveu para esse dia triste da História da Imprensa Portuguesa:


Algo vai mal neste nosso país para que um jornal como o “Diário de Lisboa” tenha de acabar. A culpa é de quem? Dos leitores a quem deixou de interessar o perfil informativo e opinativo do “Diário de Lisboa”? que não pode ou não quis compreender e acompanhar a mudança dos tempos? A evidência nua e crua está aí: o “Diário de Lisboa” acaba. Dá vontade de dizer que é também uma certa maneira de ser português que se extingue. Se calhar o “Diário de Lisboa” já era um “fóssil”, e eu, recordando o tempo em que nele trabalhei, também começo, provavelmente, a petrificar-me. Lembrar-me eu de que então acreditávamos que, vencido o fascismo, só haveria lugar para a Verdade e que nós, os jornalistas, seríamos firmes, capazes e incorruptíveis na sua defesa. Ó santa ingenuidade.

Sem comentários: