terça-feira, 20 de julho de 2010

BAILES DA VIDA

À procura de artistas e discos dos meus “Bailes da Vida”, fui dar com este.

Claro que a rapaziada do meu tempo se lembra desta canção que, lê-se na contra-capa do disco é “o grande êxito mundial do momento, lançado em Portugal por Henrique Mendes na “Onda do Optimismo”.

“É um bikini pequenino às bolas Amarelas”, na versão portuguesa que penso que era cantada pela Celly Campelo, mas não tenho bem a certeza.


Ainda há dias, no dia 5 de Julho, o jornal “Público” referia a invenção do biquíni, no ano de 1946., como o acontecimento mais importante do século XX, a seguir à bomba atómica. Quem o disse foi Diana Vreeland, directora da revista americana “Vogue”.

Volto aos livros do século que o “Expresso” anda a publicar:


“Em 1946, um ex-engenheiro de automóveis, apresenta na piscina de Molitor, em Paris, uma invenção sua… um fato de banho de duas peças a que dá o nome de uma ilha do Pacífico famosa na época pelos ensaios nucleares aí realizados: Bikini.
Revelando o umbigo, uma parte da anatomia feminina até aí reservada à intimidade, o biquíni (como os portugueses viriam a designá-lo mais tarde) tem o efeito de uma verdadeira explosão atómica. Por isso, serão precisos quase 20 anos para que possa ser adoptado pela maioria das mulheres.”
Alguns países chegaram a proibir o uso do biquini e, em Portugal como não podia deixar de ser,, essa proibição demorou bem mais que 20 anos.

2 comentários:

ié-ié disse...

Aidinha, minha querida, o bikini nunca foi proibido em Portugal! Conheço quem sempre o usou desde praí 63/64! Tenho provas disso!

LT

Aida disse...

O cuidar dos netos não me tem permitido que venha aqui como queria. Ontem até foi um dia que nem abri o computador. Sobre a tua observação: tenho a ideia da probição do biquini mas n~~ao posso lembrar o porquê. Nenhuma das minhas amigas o usava. Por causa da lei? Por causa das mães?
Em todo o caso quem fala da proibição é o "Público" do dia 5 de Julho. Além de Portugal, também a França..
Um grande beijinho e é sempre um grande prazer ver-te por aqui