domingo, 11 de julho de 2010

BOLAS PRÓ PINHAL!


Começou no dia 11 de Junho, terminou hoje.

A Espanha é o novo Campeão Mundial de Futebol.

Se fosse vivo, não sei se o catalão Manuel Vasquez Montalban estaria feliz. Possivelmente, sim. Nem que fosse pela circunstância de o seu Barcelona ser o esteio e o perfume da selecção espanhola.

Em Agosto de 1997, no “Le Monde Diplomatique”, Montalban escreveu um artigo que intitulou “O Futebol, Religião Laica Em Busca De Um Novo Deus”.

À boleia do “Euroxuto”, reproduzo um excerto desse artigo, que fica como a última “Bola Pró Pinhal” que, durante um mês, por aqui andou:

“Por isso os políticos cada vez ousam menos beliscar os clubes; não querem arriscar-se a ter de enfrentar um eleitorado organizado e virulento. O espectro do desemprego não provocará certamente uma nova tomada de Bastilha. Em contrapartida, afrontar os adeptos de um clube significa o risco de um novo assalto ao Palácio de Inverno. È bom não esquecer que um diferendo etno-futebolistico foi o detonador dos conflitos jugoslavos, e que uma simples ameaça administrativa contra o clube local pôs em pé de guerra toda a população de Sevilha em Maio de 1996.
Neste fim de milénio, o futebol apelidado de “ópio do povo” no tempo das ditaduras, tornou-se a droga dura das democracias. Permite responder à ausência de projecto das sociedades globalitárias e à parodoxal solidão das massas.”


Legenda: Nelson Mandela, e sua mulher, na festa de encerramento do Mundial da África do Sul.

Sem comentários: