domingo, 11 de julho de 2010

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA


Ensaio Sobre a Cegueira

José Saramago
Editorial Caminho, Outubro de 1995.

No dia 9 de Agosto de 1995,  José Saramago escreve nos Cadernos de Lanzarote:

Terminei ontem o Ensaio Sobre a Cegueira, quase quatro anos após o surgimento da ideia, sucesso ocorrido no dia 6 de Setembro de 1991.

José Manuel Mendes, dir-lhe-á que ele nunca foi tão longe na reiteração de um cepticismo radical.


Baptista-Bastos deixa uma mensagem no gravador de chamadas: … olha estou a telefonar-te pelo seguinte: é que escreveste um grande romance. Acabei ontem de o ler, com grande cuidado, com grande aprazimento, e escreveste um grandessíssimo romance.


Maria Alzira Seixo, num artigo no “JL”, considera-o um livro impressionante, de leitura muito incómoda, mas que nos mantém presos até à última linha, e ainda bem, porque os últimos capítulos são uma espécie de libertação para as personagens, mas muito especialmente para o leitor, que se sente reconciliado com os problemas que lhe foram sendo postos ao longo dos capítulos, numa reconciliação que não é apagamento, mas antes intensificação dos problemas e das perplexidades que o texto levanta e configura, em proposta de reflexão e advertência para um olhar mais atento sobre o quotidiano.


José Saramago numa entrevista ao “JL” de 5 de Outubro de 1995:


Estamos cada vez mais cegos, porque cada vez menos queremos ver.

Um jornalista do “Público” perguntou-lhe como gostaria de ser recordado.


José Saramago respondeu:

Como o escritor que criou a personagem do cão das lágrimas, no “Ensaio sobre a cegueira”. É um dos momentos mais belos que fiz até hoje como escritor. Se no futuro puder ser recordado como “aquele tipo que fez aquela coisa do cão que bebeu as lágrimas da mulher” ficarei contente” .

É este o pedacinho de oiro: 

"Não há dúvida, está perdida. Deu uma volta, deu outra, já não reconhece nem as ruas nem os nomes delas, então, desesperada, deixou-se cair no chão sujíssimo, empapado de lama negra, e, vazia de forças, de todas as forças, desatou a chorar. Os cães rodearam-na, farejam os sacos, mas sem convicção, como se já lhes tivesse passado a hora de comer, um deles lambe-lhe a cara, talvez desde pequeno tenha sido habituado a enxugar prantos. A mulher toca-lhe na cabeça, passa-lhe a mão pelo lombo encharcado, e o resto das lágrimas chora-as abraçada a ele. Quando enfim levantou os olhos, mil vezes louvado seja o deus das encruzilhadas, viu que tinha diante de si um grande mapa, desses que os departamentos municipais de turismo espalham no centro das cidades, sobretudo para uso e tranquilidade dos visitantes, que tanto querem poder dizer aonde foram como precisam saber onde estão. Agora, estando toda a gente cega, parece fácil dar por mal empregado o dinheiro que se gastou, afinal há é que ter paciência, dar tempo ao tempo, já devíamos ter aprendido, e de uma vez para sempre, que o destino tem de fazer muitos rodeios para chegar a qualquer parte, só ele sabe o que lhe terá custado trazer aqui este mapa para dizer a esta mulher onde está. Não estava tão longe quanto cria, apenas se tinha desviado noutra direcção, só terás de seguir por esta rua até uma praça, aí contas duas ruas para a esquerda, depois viras na primeira à direita, é essa a que procuras, do número não te esqueceste. Os cães foram ficando para trás, alguma coisa os distraiu pelo caminho, ou então muito habituados ao bairro e não querem deixá-lo, só o cão que tinha bebido as lágrimas acompanhou quem as chorara, provavelmente este encontro da mulher e do mapa, tão bem preparado pelo destino, incluía também um cão.

Sem comentários: