sábado, 24 de julho de 2010

MEMÓRIAS


Uma ida a Benfica, para uns tremoços com amigos, fez-me lembrar o restaurante “A Travessa do Rio”, onde alguma vezes, almocei com o Dr. Manuel Guimarães. Ouvi-lo falar sobre comida, outras coisas, era um prazer, que não consigo pôr em palavras. Coisas que ficam cá dentro e, pensar nelas, como diz a canção, trás sempre uma lágrima ao canto do olho.

Gostava que o arroz, qualquer um, fosse mesmo malandrinho, comia-o com uma colher e de olhos fechados.

Trabalhámos na Junta de Benfica.

 A meio da tarde, um intervalo para uma bujeca no bar da piscina. 

Histórias e mais histórias e a alegria com que falava do “Congresso das Sopas”, que todos os anos se realiza em Tomar, e de que foi obreiro e incansável dinamizador. 

Ficámos de lá ir um dia mas, por isto ou por aquilo, nunca se concretizou. 

Mas um dia terá que ser: porque há muitas maneiras de encontrar os amigos que partiram.



“A Travessa do Rio” tem na sua ementa diária, um “Bacalhau à Dr. Guimarães”, que é uma homenagem a este homem da cultura, da gastronomia, do turismo, a um amigo do coração.

8 comentários:

Miguel disse...

É um belo restaurante!

Ainda na passada 3ª feira lá almocei. Estava lá o Calado, velha glória do Benfica...

Aliás, deve ser um ponto de encontro. Sempre que lá vou, encontro algum antigo jogador do Benfica. Agora que já são velhotes, gosto de os ver e não lhes levo a mal... Mas se tivesse o azar de encontrar o Cardozo ou o Carlos Martins, dava meia volta e vinha-me embora...!!!

Bjo

Karocha disse...

O Xico lá em 2010?

Aida disse...

O Calado que o nosso leitor refere, é José António Calado que, em 1995, saíu do Estrela da Amadora para Benfica, onde chegou a ser capitão de equipa e onde permaneceu até ao ano 2000, altura em que rumou para o Bétis de Sevilha.
Muito obrigado pela visita.

Karocha disse...

Aida
Tem a certeza?
Ou seja, que o Miguel se está a referir a esse, velha glória do SLB!!!

Aida disse...

Não pode ser outro.
Francisco Calado morreu em 5 de Fevereiro de 2005 e, tanto quanto a memória permite lembrar, não estou a ver outros Calados que no Benfica se tenham evidenciado

Karocha disse...

Em 2010 o Miguel só pode ter visto um fantasma Aida!
O xico além de ter andado comigo ao colo,foi o homem que me levou ao altar,não era meu pai mas fê-lo como se o fosse.
Francisco Antero Perdigão Calado Ribeiro :-)

Karocha disse...

E se estou viva a ele o devo, Aida!

André Victória da Silva disse...

Olá Sra. Karocha. Conheci S. Calado em 1982, quando me convidou para ir jogar futebol pelos juvenis do Benfica. Gostaria de retomar contato com os dois filhos e o enteado dele. A senhora, por acaso teria os dados de contato deles? Se os tiver, por gentileza envie-me por email. Meu email é andrevictoriadasilva@hotmail.com.
Antecipadamente grato!