sexta-feira, 13 de abril de 2012

JANELA DO DIA


1.

Esta janela abre-se, regularmente, para um registar de acontecimentos e frases do dia.

Raramente se alinham comentários ou opiniões.

O dia de hoje forneceu, pelo menos, três notícias que mereceriam algo mais que um simples registo.

Mas resisti à tentação.

O ridículo, e não só, pode causar morte instantânea!...

2.

A excentricidade de António Fiúza, presidente do Gil Vicente, promete dar a conhecer um novo capítulo caso os gilistas conquistem a Taça da Liga frente ao Benfica.
O dirigente garantiu que irá oferecer champanhe aos sem-abrigo de Barcelos durante uma semana para comemorar a eventual conquista do troféu.

Eu faço parte do Grupo de Ação Social Cristã em Barcelos (GASC). Se trouxermos a Taça para Barcelos, vamos oferecer champanhe aos sem-abrigo e às pessoas que forem almoçar ou jantar ao GASC, que são cerca de 40.

3.

Manuel Alegre escreveu o prefácio de A Crise Europeia, livro de Alfredo Barroso, posto hoje à venda.

Algures, segundo os jornais de hoje, pode ler-se:

Sempre que vejo os funcionários da troika dou graças não ter sido eleito Presidente, porque não suportaria tamanha humilhação. É muito penoso, para não dizer intolerável, assistir à vinda periódica de três funcionários de pasta na mão para dizer a este velho país o que tem de fazer.

4.

A decisão do Governo de suspender a possibilidade de aceder à reforma antes dos 65 anos (com exceção feita aos reformados de longa duração) foi aprovada em Conselho de Ministros a 29 de março e foi publicada no dia 5 de abril, sem qualquer comunicação ao público.

O secretismo à volta da questão - que foi mesmo abordada esta manhã no debate quinzenal no parlamento levou mesmo a que a 'troika' não tivesse sido informada antecipadamente pelo Governo da decisão ou da possibilidade antes desta ser publicada, na quinta-feira da passada semana.

A surpresa das equipas do Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu junta-se assim à dos partidos políticos da oposição que muito têm questionado a forma como este processo tem sido conduzido.

A forma como foi tomada a decisão foi justificada pelo Governo com a necessidade de evitar uma corrida às reformas antecipadas. O próprio primeiro-ministro justificou ainda hoje a necessidade da decisão ser tomada desta forma e notou que a grande questão tem sido a forma como foi adotada e não a medida em si.

Há medidas que ou se tomam desta maneira ou não se tomam, disse Pedro Passos Coelho.

Sem comentários: