terça-feira, 17 de abril de 2012

JANELA DO DIA

1.

Trabalho liberta.
Já nos tinham impingido que a culpa da crise é dos cidadãos “de uma maneira geral” que “vivem acima das suas possibilidades”. Agora, segundo a troika, a culpa do aumento do desemprego é dos próprios trabalhadores que pedem para serem despedidos assim, à maluca. E, segundo o FMI, a culpa do descalabro da economia é dos reformados que, caprichosos, insistem em viver até mais tarde. A troika que, estranhamente, não esperava o aumento do desemprego consequente à austeridade, diz que os trabalhadores preferem ser despedidos mais cedo para escapar a futuras regras mais penosas dos subsídios. Já o FMI sugeriu aos governos que baixem as pensões considerando “o risco da longevidade” e, já que não há maneira da malta morrer, recomendam que a idade de reforma se aproxime da esperança média de vida.
Enfim, acham que num tempo em que encontrar emprego é mais difícil que apanhar água com a peneira, as pessoas perdem o seus postos  voluntariamente e que o melhor é trabalhar até morrer ou sobreviver na miséria. Querem convencer-nos que as pessoas que ainda têm emprego são suicidas e as que já estão reformadas mais valia suicidarem-se. Não se pode acabar com isto

José Mdeiros Ferreira no Córtex Frontal.

2.

E agora, João?

O secretário-geral da UGT ameaçou hoje denunciar o acordo de concertação social se o Governo continuar a não o cumprir, adiando as medidas para o crescimento e o emprego.

Deixo um aviso claro ao Governo e aos empregadores: ou respeitam na íntegra o acordo tripartido ou a UGT denuncia o acordo.

Além disso o Governo negociou medidas no âmbito do Memorando da 'Troika' que vão contra o acordo de concertação social.

João Proença vai pedir uma reunião com caráter de urgência ao primeiro-ministro.

3.

O FMI acaba de divulgar o seu novo relatório Fiscal Monitor, onde avalia os progressos dos vários países mundiais em matéria orçamental. E chega à conclusão de que a consolidação orçamental, que, à partida, tem sempre um impacto no crescimento de curto prazo, pode ser ainda mais prejudicial no actual contexto económico.

Com base neste estudo, o FMI revela que, neste momento, os multiplicadores orçamentais parecem estar acima dos níveis médios identificados em estudos anteriores. Ou seja, o impacto que as medidas de austeridade está a ter sobre a economia é maior do que o previsto.

Além disso, o FMI defende, sem referir nomes, que “várias outras economias da zona euro devem deixar permitir que os estabilizadores automáticos actuem livremente”. Ou seja, não devem reduzir o défice a todo o custo, sob pena de enfraquecer ainda mais a actividade económica e, inclusive, exacerbar os receios dos mercados face às perspectivas de crescimento


4.

A GNR de Barcelos anunciou a detenção de um homem suspeito de roubar esmolas da igreja de Monte Fralães.

O suspeito foi visto por populares a retirar dinheiro das caixas de esmolas da igreja de Monte Fralães no domingo, sendo impedido de fugir pela população até à chegada os militares.

A GNR, que recuperou 200 euros, revelou que o suspeito usava uma fita métrica, com fita cola na ponta, que inseria nas caixas para roubar as esmolas.

Sem comentários: