segunda-feira, 23 de abril de 2012

JANELA DO DIA


1.

O número de casais em que ambos os cônjuges estão registados como desempregados foi, no final de Março de 2012, de 7549, mais 61,4% do que o registado no mesmo mês de 2011, com mais 2873 casais inscritos. Numa comparação com Fevereiro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) registou um aumento de 5%, o que representa mais 357 casais inscritos em Março.

Desde Julho de 2011 que se regista um aumento em cadeia do número de desempregados em que ambos os cônjuges estão sem emprego, tendo-se registado em março deste ano o número mais elevado desde que esta informação é recolhida.

2.

A dívida pública portuguesa aumentou seis mil milhões de euros em apenas dois meses, ultrapassando agora os 190 mil milhões de euros.

Os dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal revelam um aumento de 3,2% nesse período.

3.

A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, Isabel Jonet, alerta que a instituição está a perder capacidade de resposta e, com a crise que o país atravessa, diz temer que a situação se agrave por outra via: Portugal deixará de receber o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar já em 2014.

A responsável propôs que o país comece já a preparar o seu próprio programa alimentar – à semelhança do que já acontece nos outros Estados europeus.

A Comissão Europeia nesta matéria era apenas subsidiária e compete a cada país ter programas, nomeadamente, de emergência e que esses programas não podem ser apenas confiados às instituições.

Sem comentários: