quinta-feira, 12 de abril de 2012

OLHAR AS CAPAS


Geografia e Economia da Revolução de 1820

Fernando Piteira Santos
Capa de António Domingues
Publicações Europa-América, Dezembro 1962

O Banco foi um dos frutos de Revolução de 24de Agosto; o liberalismo foi o seu programa político e económico. As mesmas restrições de certas liberdades são impostas pela necessidade de criar a liberdade nas condições do mercado e do Estado
capitalistas que, no contexto histórico do Portugal de 1820, correspondia aos interesses da burguesia comercial. Os membros da Comissão do Comércio de Lisboa dão à palavra liberalismo o significado de um amplo e extenso programa e não escondem – e, neste ponto, burgueses de Lisboa e burgueses do Porto pensam de modo idêntico – que se consideram interessados em soluções políticas concretas, que se sentem chamados a participar na solução dos problemas nacionais e na construção do Estado burguês e liberal, do Estado capitalista. A monarquia autocrática não correspondia aos interesses da classe burguesa; não oferecia garantias e perspectivas favoráveis ao progresso capitalista. As condições económicas, sociais e políticas colocam perante a consciência burguesa o problema grave e decisivo: conquistar o poder. Pois não é isto que o próprio Manuel Fernandes Tomás, na sessão de 3 de Fevereiro, aos deputados das Cortes Gerais Extraordinárias e Constituintes?

Quando um governo, Senhores, trata os interesses dos povos pelo modo que tendes ouvido, e que desgraçadamente é muito verdadeiro, fazendo, ou consentindo, que se faça males tão grandes, ninguém poderá deixar de confessar que ele é um Governo mau: e em tal caso seria bem admirável que houvesse ainda quem se lembrasse de disputar à Nação o direito de escolher, ou fazer outro melhor.”


Nota do editor:
Durante o mês de Abril, irei apresentando uma série de livros que me acompanharam durante os tempos da ditadura.
Livros que, por isto ou por aquilo, ajudaram a formar uma consciência cultural e política.
A sua aparição não obedece a algum critério, e, naturalmente, muitos livros e autores irão ficar de fora. 

Sem comentários: