sexta-feira, 22 de março de 2013

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


A primeira, e única, vez que a minha mãe foi ao futebol, verificou-se no dia 3 de Maio de 1949.
Para a festa de homenagem a Francisco Ferreira, médio esquerdo e capitão do Benfica, o clube convidou a equipa italiana do Torino, na altura a melhor equipa do futebol italiano.
O jogo realizou-se no Estádio do Jamor e o Benfica venceu o Torino por quatro bolas a três. O meu avô e o meu pai acompanharam-na.
Durante muitos anos fui ouvindo falar desse jogo, daquela grande equipa, onde pontificava Mazzola, uma lenda do futebol italiano.
No dia 4 de Maio, pouco passava das cinco da tarde, o avião que transportava, de regresso,  a comitiva, devido ao mau tempo, chocou com a fachada da Basílica de Superga perto de Turim.
Não houve sobreviventes.
O meu avô e o meu pai fizeram parte dos milhares de benfiquistas, e não só, que se juntaram frente à Embaixada de Itália em Lisboa em sinal de luto e homenagem..
Nessa época, o Torino tinha quatro pontos de avanço sobre o Inter, faltavam quatro jornadas e oito pontos por disputar, mas a liga italiana, face à tragédia, declarou o Torino campeão .
 No próximo domingo, dia 24, pelas 15h15, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, e integrado na 6ª edição da Festa do Cinema Italiano,vai ser exibido Benfica-Torino 4-3.
O filme, em formato de documentário, Benfica–Torino 4–3 é o resultado de uma outra cooperação luso-italiana que junta os realizadores Andrea Ragusa e Nuno Figueiredo, criadores da Figura Film, na sua primeira incursão pelo cinema. O documentário relata os acontecimentos vividos naqueles dias. As imagens de arquivo e os relatos na primeira pessoa, inclusivé de Rogério Lantres de Carvalho, conhecido por “Pipi”, autor do quarto golo do Benfica naquele dia, dão vida a uma história que pretende ser mais do que um relato de uma tragédia, uma homenagem às trinta e uma pessoas que perderam a vida naquele 4 de Maio de 1949
Benfica-Torino 4-3
4/5/1949, 2 equipas, 1 jogo, 7 golos, 1 avião
31 passageiros a bordo, 0 sobreviventes
Ficha Técnica
 Título: Benfica-Torino 4-3
Realização: Andrea Ragusa e Nuno Figueiredo
Produção: Figura Film
Edição: Massimo Gasole
Música original: Mauro Carrero
Duração: 58 minutos
Participação de: Rogério "Pipi", Artur Santos, José Bastos, Vítor Cândido, Rui Tovar, Nuno Domingos, David Sequerra, Jaime Pereira, Rosalina Lopes Gomes, Luís Lapão, Carla Maroso, Domenico Beccaria, Giampaolo Muliari, Piero Gay, Andrea Gatta, Alberto Helder, Nuno Lobo.
Apoio: Associazione Memoria storica granata e Museo del Grande Torino (Turim)

Legenda: a imagem é retirada do trailer do filme.

1 comentário:

Miguel disse...

Belos tempos esses em que os aviões caiam, dizimando equipas inteiras...

Hoje, quando o Benfica joga no estrangeiro, uma réstia de esperança acende-se nos nossos corações.

Mais ei-los que chegam de sorriso aberto, "headphones" nos ouvidos e a mascar pastilha elástica...

Boa sessão!