terça-feira, 16 de julho de 2013

OLHAR AS CAPAS



Memórias Para o Ano 2000

José-Augusto França
Capa: «Sabat, Dança de Roda», por António Pedro, 1936
Livros Horizonte, Lda, Lisboa Novembro de 2000.

No cruzamento da «memória da lembrança» (como dizia Santo Agostinho), a história se forma, entre espectáculos, oralidades, papeladas e artes, tal como profissionalmente a pratico há muitos anos, cumprindo o sabido juramento de Heródoto – mas bem sabendo, com Freud, que a memória que entra em nós não é a memória que de nós sai. Nas que aqui se apresentam está o «cartão de visita (de Mallarmé) que me apetece enviar aos vivos para que não me lapidem» - se acaso me suspeitarem «de savoir qu’ils n’ont pas lieu»… De todo o modo, à medida que as escrevi, eu fui sabendo (com Sacha Guitry) que «é mais fácil começar a vida que a terminar», a páginas tantas. Mais cem citações por ventura arrecadadas eu poderia decerto enfileirar nesta prosa, se não a desejasse modesta, estando, como estou, na convicção bem simples de que a «a missão do homem na terra é lembrar-se». E, ainda assim, cito Henry Miller.

Sem comentários: