quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

SARAMAGUEANDO


Ontem ficou a saber-se que será a Porto Editora irá editar a obra de José Saramago, e que o romance inédito de José Saramago Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas será já editado pela Porto Editora.

A Porto Editora, a exemplo da Leya, é um dos grupos que, nos últimos anos, t~em vindo a adquirir outras editoras.

Existe, porém, uma grande diferença.

A Porto Editora que, entre editoras,engloba a Assírio &Alvim tem à frente da parte editorial o escritor Manuel Alberto Valente que há muitos anos manuseia livros, que lhes conhece as cores, os cheiros, o miolo, e que aos livros dedica aquilo que mais os torna importantes e diferentes: o amor.

Manuel Alberto Valente, ver post seguinte, reconhece, nos dias de hoje, a inevitabilidade da concentração editorial, mas avisa que à frente desses novos pequenos impérios, deve esta gente que não seja alheia ao mundo do livro.

Manuel Alberto Valente está nesse número. Para além de não ter, por hobby, carros de corrida, sabe da importância dos livros.

Um pão vale mais que um livro?

Aí está uma interminável discussão.

Outra editora que concorria para a publicação das obras de José Saramago era a Relógio d’Água do escritor de Fernando Vale, que se tivesse sido esta a escolha de quem teve de decidir, se saberia que os livros de José Saramago estariam, também, em muito boas

Tanto Manuel AlbertoValente como Fernando Vale de modo algum desdenham aquele bonito sentir de Manuel Hermínio Monteiro:

Gosto de pensar que edito livros como quem trata de uma vinha.

Legenda: fotografai da Cornerstone Books Shop

Sem comentários: