sexta-feira, 21 de março de 2014

DESFOLHADA


Neste dia, no ano de 1969, Simone de Oliveira, vinda de Madrid, depois de ter participado, com Desfolhada, no 14º Festival da Eurovisão chegou à Estação de Santa Apolónia, sendo recebida por milhares de portugueses - as crónicas da época falam em 20 mil – gritando o seu nome e empunhando cartazes e bandeiras, o levantamento do povo tal como Simone disse aos jornalistas.

Portugal ficou no penúltimo lugar com apenas 4 pontos que causaram enorme frustração e indignação. Consta que o Ministro da Informação e Turismo de Espanha foi aos bastidores pedir desculpas a Simone, que a maior parte das delegações cantantes prestaram solidariedade à artista e o maestro Ferrer Trindade, que dirigiu a orquestra, chamou à votação uma enorme palhaçada.

Indignado, O Século exigia que abandonássemos, para sempre, o Festival da Eurovisão.

O para sempre não se cumpriu e acabámos por regressar em 1971 com mais um canção de José Carlos Ary dos Santos: Menina cantada pela Tonicha.

Quando em 24 de Fevereiro Desfolhada venceu o VI Grande Prémio da Canção Portuguesa, saltou a euforia e as expectativas para o Festival da Eurovisão subiram demasiado alto.


Numa prosa muito secretariado da informação, o Notícias de Portugal, epicamente exultava:

Com todo o sabor de um panegírico ressurgido da terra, força imanente da alma da gente agrária no simbolismo das palavras ao ritmo melódico  da música popular, «Desfolhada» constitui um hino de louvor à grei, expressão maior desta geografia humana tão fortemente portuguesa, das serranias cobertas de pinheirais, às planícies atapetadas de searas, do verde das árvores, às espigas de trigo loiro, dos areais da costa beijada pelo mar infinito em ondas, ao firmamento sem quebras na unidade de azul. Todo o espaço de Portugal europeu onde o Amor e a Fé renascem a cada momento de vida, para, numa viagem ao encontro do tempo, disseminar, por todo o Mundo, o talento de bem fazer.

Legenda: a fotografia da chegada de Simone de Oliveira a Santa Apolónia é tirada do Notícias de Portugal de 5 de Abril de 1969.
Capa de O Século Ilustrado é tirada da Fotobiografia de Ary dos Santos - o Homem, o Poeta, o Publicitário de Alberto Bemfeita, Editorial Caminho Lisboa, Agosto de 2003.

Sem comentários: