quinta-feira, 10 de julho de 2014

OLHAR AS CAPAS



Viagens Com o Charley

John Steibeck
Tradução: Sousa Victorino
Capa: Infante do Carmo
Colecção Dois Mundos nº 92
Edição Livros do Brasil, Lisboa s/d

Quando eu era muito novo e sentia em mim o impulso irreprimível de estar em qualquer outro sítio, foi-me assegurado por pessoas de idade madura que a maturidade curaria este desejo ardente. Quando os anos me indicavam como amadurecido, o remédio prescrito foi a meia-idade. Na meia-idade asseguram-me que uns anos mais acalmariam a minha febre, e agora, que tenho cinquenta e oito, talvez a senilidade o consiga. Nada surtiu efeito. Quatro sopros roufenhos do apito de um navio ainda arrepiam o cabelo da minha nuca e põem os pés a sapatear. O som de um avião a jacto, de um motor a aquecer, até o bater de cascos ferrados no pavimento, provocam o antigo estremeção, a boca seca e o olhar vago, o calor das palmas das mãos e da agitação violenta do estômago, aos pulos sob a caixa das costelas. Por outras palavras não melhoro, ou, indo mais longe, quem foi vadio é sempre vadio. Receio que a doença seja incurável. Menciono este assunto, não para ensinar aos outros mas para me informar a mim mesmo.

Sem comentários: