domingo, 21 de setembro de 2014

O VERÃO A DESPEDIR-SE


Um domingo, o último do Verão deste ano, com raios e coriscos, chuva a cântaros.

Hoje, a escolha da versão de Summertime, também é de cinco estrelas: Billie Holiday.

Conhecia a horta de Verão da casa dos velhos para onde os meus pais me mandavam, miúdo, passar as férias, numa aldeia plana, cercada por canais de irrigação e renques de árvores, com vielas entre arcadas baixas e águas-furtadas muito altas. Da minha infância só me ficara o Verão. As ruas estreitas que por toda a parte desembocavam nos campos marcavam de dia e de noite as fronteiras da minha vida e do mundo. Era um grande acontecimento se um automóvel, a buzinar com estrépito, vindo sabe-se lá de onde, atravessava a aldeia pela estrada principal e se afastava sabe-se lá para onde, para outras cidades, para o mar, levantando uma nuvem de garotos e de poeira.

Cesare Pavese em O Diabo Sobre as Colinas

Legenda: pintura de Nikolay Bogdanov-Belsky




Sem comentários: