sábado, 6 de setembro de 2014

OLHAR AS CAPAS


Apenas Miúdos

Patti Smith
Tradução e Notas: Jorge Pereirinha Pires
Capa: Rui Rodrigues
Quetzal Editores, Lisboa, Fevereiro de 2014

EU ESTAVA A DORMIR QUANDO ELE MORREU. Tinha telefonado para o hospital, para lhe dizer mais uma vez boa noite, mas ele estava inconsciente, devido às doses de morfina, Ouvi a respiração esforçada dele pelo telefone. Fiquei em pé junto da secretária com o auscultador na mão, sabendo q1ue jamais tornaria a ouvi-lo
Mais tarde arrumei serenamente as minhas coisas, o meu caderno e a caneta de tinta permanente. O tinteiro azul-cobalto que fora dele. A minha chávena persa, o meu coração púrpura, um tabuleiro com dentinhos de leite. Subi vagarosamente as escadas, contando os degraus, catorze ao todo, um após o outro. Aconcheguei o cobertor ao bebé que estava no berço, beijei o meu filho enquanto ele dormia, e a seguir deitei-me ao lado do meu marido e rezei as minhas orações. Ele ainda está vivo, lembro-me eu de ter murmurado. A seguir dormi.
Acordei cedo e quando ia a descer as escadas soube que ele morrera. Tudo estava em silêncio, menos o som da televisão que eu deixara aceso durante a noite. Fui atraída para o ecrã enquanto a Tosca declarava, com poder e pesar, a sua paixão pelo pintor Cavaradossi, Estava uma fria manhã de Março e vesti o meu camisolão.
Subi os estores e a claridade entrou no estúdio. Alisei a manta grossa que cobria o meu cadeirão e escolhi um livro de pintura de Odilon Redon. Abri-o na imagem de uma cabeça a flutuar num pequeno mar, Les Yeux cols. Um universo ainda não assinalado contido por detrás das pálidas pálpebras. O telefone tocou e levantei-me para ir atendê-lo.
Era o Edward, o irmão mais novo do Robert. Contou que, tal como me prometera, tinha dado ao Robert um último beijo por mim. Fiquei imóvel por uns instantes, e depois, lentamente, como num sonho, regressei ao meu cadeirão. Nesse momento a Tosca iniciou a grande área «Vissi d’arte», Vivi pelo Amor, vivi pela Arte. Fechei os olhos, e entrelacei as mãos. A providência discernira como seria a minha despedida.

Sem comentários: