terça-feira, 21 de outubro de 2014

OLHAR AS CAPAS


Gus & Eu
A História do Meu Avô e da Minha Primeira Guitarra

Keirh Richards
Ilustrações de Teodora Richards
Tradução Maria da Fé Peres
Jacarandá Editora, Lisboa, Outubro de 2014

Um dia o Gus levou-nos a Londres e fomos à oficina de uma grande loja que vendia instrumentos musicais.
- Vamos dar aqui um salto. Preciso de comprar umas cordas
- Está bem, Gus,
Lá dentro aquilo parecia uma colmeia. O Gus pegou em mim e sentou-me numa prateleira para eu poder ver tudo.
Os violinos pendiam do teto, presos por arames. As trombetas suspendiam-se nas paredes.
Homens de batas castanhas e compridas consertavam instrumentos avariados e fabricavam outros.
Eu observava-os, debruçados sobre os violoncelos, os trobones e as trombetas.
Eles deitavam gotas de grude nos tambores e davam-lhe pancadinhas com martelos minúsculos.
Os homens afinavam as cordas das guitarras:
Dinka-plink dinga-plink
E os tambores:
Dok-dok fum-fum dok-fum
Os meus olhos seguiam uma fila de guitarras a serpentear em volta da sala numa correia transportadora.
E no meio de todas as coisas, grandes baldes a borbulhar de grude faziam
Blub, blub, blub.
Era algo mágico.
Sentado na prateleira eu via aquilo tudo.
E foi então ali mesmo, que me apaixonei pelos instrumentos.

Sem comentários: