terça-feira, 10 de março de 2015

OLHAR AS CAPAS


Os Dias Loucos do PREC

Adelino Gomes e José Pedro Castanheira
Prefácio: Gonçalo M. Tavares
Coordenação: Paulo Paixão
Concepção gráfica: Alcides Pinto
Editores Expresso-Público, Lisboa Abril de 2006

Os autores têm consciência dos riscos que correram ao tomarem a imprensa da altura como fonte principal (no caso do trabalho do Público quase exclusiva) desta revisitação, As histórias, relatos, opiniões que nela ecoam foram escritas por homens e mulheres que ao mesmo tempo aprendiam a liberdade enquanto profissionais e enquanto cidadãos. Aos constrangimentos e limitações da actividade jornalística – de toda a actividade jornalística, mesmo quando exercida em ambiente de estabilidade social e política – somava-se o clima de agitação, instabilidade e paixão que caracterizaram a época. O que explica presenças excessivas, ausências só assim justificadas e até lacunas de factos.
A tal, nenhum português terá conseguido manter-se alheio. As primeiras páginas da imprensa da época, como o leitor comprovará, mostram que os jornais cederam demasiadas vezes à tentação de adequar a realidade aos desejos e interesses dos que editavam e escreviam. Há, por isso, claros enviesamentos (em várias direcções, aliás, e não poucas contradições nas crónicas jornalísticas do PREC (Processo Revolucionário em Curso).
Este não é, pois, um livro da história, Antes pretende ser um mergulho num capítulo da história de Portugal contado no presente pelos que o vão vivendo e interpretando, ao longo de um período extenso. Tendo essa revisitação como cicerones dois jornalistas, por definição inseridos no palco mediático em análise.

(Da introdução de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira).

1 comentário:

Anónimo disse...

Curioso. Nunca se menciona quem investiga.