segunda-feira, 30 de março de 2015

OS IDOS DE MARÇO DE 1975


30 de Março de 1975

Desde que no dia 24 foi dado conhecimento público da existência do ELP, segundo o matutino O Século, desse mesmo dia, uma organização secreta, com estrutura tipo militar, que pretende desenvolver e levar, até às últimas consequências, uma guerra revolucionária com vista à alteração da situação política em Portugal e territórios africanos sob administração portuguesa, que não param as notícias sobre a sinistra organização.

Na sua edição do dia 26, o vespertino A Capital revela que o ELP foi concebido e planificado nos laboratórios da CIA e que Frank Carlucci, embaixador norte-americano em Lisboa, é mesmo um operacional estratega da agência de espionagem.

Luís Miranda Rocha na Vida Mundial:

No fim de semana o País foi alertado para a existência duma organização clandestina de ideário fascista e intenções liquidatárias para o que já se vem chamando a «jovem democracia portuguesa». Trata-se de salazaristas, têm a sua actividade centralizada em Espanha, a sua actuação dirigida para Portugal (de onde terão fugido, e onde se encontram). Alguns elementos já foram detidos, procede-se a mais consequentes averiguações.


Fontes:
- Acervo pessoal;
Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.

Legenda: perfil de alguns conspiradores do ELP, num restaurante à entrada de Salamanca. Fotografia disponibilizada pela Região Militar do Norte e retirada de Os Dias Loucos do PREC.

Sem comentários: