terça-feira, 14 de abril de 2015

DIAS COMUNS


Como não compro livros em hipermercados, fnacs e outras variantes, apenas em livrarias, só no sábado tive a possibilidade de comprar o VII Volume dos Dias Comuns do José Gomes Ferreira.

Apercebi-me, então, que ainda não colocara, por aqui, nenhuma capa destes diários.

Apressei-me, no domingo a colocara a do I Volume e ontem a do agora saído VII Volume.

As restantes irão aparecendo com o passar dos dias.

Não quer isto dizer que ao longo destes tempos não tenham sido publicado muitos dos textos dos livros, principalmente durante o estertor salazarento colocado no Passar dos Tempos, finais de 1968, etiquetasalazarismo.

Segundo se pode constatar pela leitura de Música, Minha Companheira Desde Os Tempos daInfância, os Dias Comuns é um projecto que constará de 20 volumes.

O último chama-se E A Vida Corre Sem A Elegância de Uma Gazela e percorre os dias de 1 de Outubro de 1979 a 25 de Maio de 1980.

José Gomes Ferreira morreu a 8 de Fevereiro de 1985.


Vejamos e, por mera curiosidade, coloco o preço de cada volume, havendo um ou outro de que não tem essa indicação:

1º Volume, Passos Efémeros, Outubro de 1990, mil novecentos e oitenta escudos.

2º Volume, A Idade do Malogro, Setembro de 1998, dois mil duzentos e cinquenta escudos.

3º volume, Ponte Inquieta, Maio de 2000.

4º volume, Laboratório de Cinzas, Maio de 2004, catorze euros e quarenta cêntimos.

5º volume, Continuação do Sol, Novembro de 2010, catorze euros.

6º volume, Memória Possível, Janeiro de 2013.

7º volume, Rasto Cinzento, Março de 2015, dezassete euros e noventa cêntimos.

Ou seja: 25 anos para publicar sete volumes.
Pelo andar da carruagem, muitos de nós, jamais irão ler os Dias Comunsna sua totalidade.

Hélas!

Quem é José Gomes Ferreira?

Alguém lê José Gomes Ferreira?

O império Leya comprou a Editorial Caminho, as Publicações Dom Quixote, outras editoras e mais não tem feito do que descaracterizar essas, em tempos, estimáveis editoras.

Não admira que tantos autores já tenham batido com a porta, entre outros, Mário de Carvalho, João Tordo, José Saramago.

Até António Lobo Antunes tem vindo a ser votado a um silencioso desprezo.

De livros apenas devia tratar quem lhes sente a importância e os ame.

José Gomes Ferreira deixou escrito que em todos os volumes destes diários deviam aparecer estas indicações:

1.
Desejaria que estes meus Diários, pertencentes como as restantes minhas obras à minha mulher e filhos, fossem publicados na íntegra.
Antes da publicação gostaria contudo que consultassem os meus amigos mais íntimos para qualquer amputação ou disfarce (a substituição pelas iniciais de alguns nomes, por exemplo).
Exijo entanto que sejam sempre consultados o Carlos de Oliveira e o Alexandre Pinheiro Torres.

Lisboa, 7 de Março de 1976.

2.
Imprimam sempre esta sentença no princípio de todos os meus diários:
Àqueles que podendo, por ter sido mal informado, peço que me perdoem e continuem a sorrir para a imagem.

A abrir a nota que Maria Teresa Horta escreveu, em Dezembro de 2000 no Diário de Notícias, para os três primeiros volumes dos Dias Comuns, pode ler-se:

Enchem-se-me os olhos teimosamente de lágrimas sempre que recebo mais um livro de José Gomes Ferreira, querido amigo desaparecido, que me ensinou a conservar o sorriso ao longo dos dias que vamos vivendo, e a esperança no mundo, apesar de tudo, e até nos outros, que nos levam a desconfiar de tanta coisa.

E ainda:

 Textos inestimáveis a trazer-nos de volta a memória de um Portugal amordaçado, amesquinhado. Pobre País no qual, apesar de tudo, José Gomes Ferreira acreditava.

Sem comentários: