sexta-feira, 3 de abril de 2015

OLHAR AS CAPAS


Retrato em Movimento

Herberto Helder
Capa: espiga Pinto
Colecção Poesia e Ensaio nº 17
Editora Ulisseia Lda, Lisboa, Maio de 1967

Morrer era agora a minha liberdade, e eu tinha a vida inteira para executá-la pormenorizadamente.
Começo a perceber a que espécie de morte aspira atua interior coisa mortal – pensou a minha terrível ciência. – Tu queres a eternidade. Ouve: O desejo da eternidade é o fogo que mais depressa queima as mãos. Esse desejo é insolitamente morta.
Era a minha última liberdade, enquanto eu subia as escadas do metropolitano e entrava nos ciclos do tempo, no procedimento do meu próprio corpo e nos projectos da sensível inteligência do que nos vai acontecer.
Estás no máximo da tua velocidade, no exercício da tua música.
À minha volta anoitecia, e eu tinha todas as mãos queimadas.

Sem comentários: