terça-feira, 16 de junho de 2015

CONCORDÂNCIAS


Por uma qualquer ideia que me escapa, leio o que Vasco Pulido Valente escreve,  mesmo sabendo que dificilmente estarei de acordo em alguma coisa.
Tem dias…
Odeio nouvelle cousine, borrifo-me para esses artistas disfarçados de mestres de cozinha que desembarcaram por aí, pondo a salivar os novos-ricos, já não em quantidade excessiva como há dois ou três anos.
O que dizerem trazer de inovador é uma palhaçada sem nome.
Um prato enorme, um caganito de pretensa comida colocada no meio rodeada por frutos e vegetais ou então colocada em cama disto e daquilo.
Gosto de comida a saber a comida.
Gosto de comida feita em tachos, panelas, tabuleiros no forno, dispenso os grelhadores com uma leve excepção nos peixes.
Há umas semanas,Vasco Pulido Valente deu uma entrevista ao l I e aconteceu-me ter a tal difícil concordância com o que escreve ou diz.
Assim:


Gostava de ter os restaurantes que havia em Lisboa antigamente. Que não tivessem estrelas, nem fossem Michelin, nem fossem cozinha de autor, com aquelas coisas todas que não me impressionam e que, de uma maneira geral, detesto. Dou-lhe este exemplo: nesta rua onde vivo havia à esquina um restaurante baratinho onde ia almoçar grande parte do pessoal do Ministério do Trabalho, que era o Cunha, e onde se comia optimamente. Fechou. Havia um bom chinês mesmo aqui na porta ao lado. Faliu. Havia a Isaura, um belo restaurante, agora é um grill. Tudo comida feita, que eu não como. E não eram restaurantes de luxo. Agora há uma desigualdade tremenda entre os restaurantes finos, da Baixa, com chefes assim e chefes assado, e os restaurantes de bairro, que deixou de haver – as tabernazinhas do Bairro Alto onde se comia optimamente e que eram baratíssimas. Comia-se boa comida, despretensiosa, sabe como é? Agora há grandes pretensões com a comida e os restaurantes são piores. A evolução dos tempos trouxe uma grande vulgaridade, para tudo: para a arte, a música, a televisão. É ao gosto das massas – isto é pretensioso dizer –, mas não é o meu.

Sem comentários: