sexta-feira, 12 de agosto de 2016

PALAVRAS EM BUSCA DE MEU PAI, NO ENDEREÇO QUE CALCULO



                                  O meu capital de vida já está gasto e estou a viver
                                   só de crédito. Crédito que o destino me dá por
                                   distracção, por piedade, por curiosidade.

                                                                    Julio Ramón Ribeyro
                                                                     (tradução de Tiago Szabo)

mais dia, menos dia, José,
apareço por aí,
levado, à boleia, pelo alazão da morte.

fiz lista de quase tudo
o que te dará consolo
- um pouco de água azeda,
o cheiro do mar, um rádio pequenino,
laranja de muito sumo e livros do Conrad.

guarda-me um lugar de alma
a dois palmo da tua mão,
por causa do gume da noite
ou do silvo de cada manhã.

e deixa dormir o meu silêncio
com a face pousada no teu ombro,
enquanto, baixinho, a tua voz
chama pelo nome cada lágrima.

por aqui, o que se foi do medo
anda regressado.
coisas de adivinhar, como calculas,
emendas de verso branco no soneto da utopia.

o nosso anjo-da-guarda
está dentro da nossa sombra, disseste-me.
e desenhaste uma asa no molhado da areia.
lembras-te?

Boa noite, meu pai!

Emanuel Jorge Botelho em Resumo: a Poesia em 2011


Legenda: não foi possível identificar o autor/origem da fotografia

Sem comentários: