domingo, 30 de outubro de 2016

OLHARES



Vista parcial, e recente, do Estádio da Tapadinha.

Tirando o Campo Grande, a velha estância de madeira, e a Luz, a Tapadinha é o estádio onde mais vezes vi jogar o Benfica.

Por motivos que não consigo vislumbrar, nunca lhe perguntei, nunca disso falámos, o meu avô ia sempre, ver o Benfica jogar com o Atlético.

Também me lembro de irmos ao campo do Oriental, o Engenheiro Carlos Salema na célebre Azinhaga dos Alfinetes, mas nunca pusemos os pés nas Salésias, no Restelo, ou em Alvalade.

Talvez porque, tanto o Atlético como o Oriental, fossem clubes populares, gente operária.

O Belenenses era o clube dos ricos, até tinha como sócio, Américo Tomaz, o cabeça de abóbora do regime salazarista/marcelista e o Sporting, bom, o Sporting enfim… nem vale a pena falar…
lembrava-se sempre do tipo da legião portuguesa que, de pistola em punho, entrou cabine adentro, ou do ultra Cazal Ribeiro.

O meu paidizia-lhe que há de tudo nos clubes, o Silva Pais, director da Pide, era sócio do Benfica, tantos outros exemplos...

O meu avô não desarmava e acrescentava que esse, realmente, era uma filho da dita, mas era nosso, quanto aos outros não havia desculpa...

O meu pai encolhia os ombros, e, como o Silva Pais não fazia parte da minha colecção de cromos da bola, só mais tarde tive o enquadramento deste diálogo do meu pai com o meu avô.

O Atlético era o clube do Ernesto, do Ben David, do Germano, mais tarde campeão europeu pelo Benfica e de três excelentes argentinos de que só lembro o Imbelloni e onde Sebastião Lucas da Fonseca, vulgo Matateu, jogou depois de, em 1964, ter abandonado o clube rival Os Belenenses.

O Oriental era o clube do França, do Leitão e onde terminaram carreira o Azevedo, guarda-redes que foi do Sporting e o benfiquista Rogério Lantres de Carvalho, vulgo Pipi.

O Atlético foi fundado em 18 de Setembro de 1842, e resultou da fusão do União Football de Lisboa de Santo Amaro e o Carcavelinhos Football Clube de Alcântara.

O Clube Oriental de Lisboa foi fundado em 8 de Agosto de 1946, resultou da fusão  de três clubes da zona de Marvila: o Chelas Futebol Club, Marvilense Football Club e Grupo Desportivo “Os Fósforos”. 

Sem comentários: