terça-feira, 25 de outubro de 2016

RITUAL DIÁRIO DO CAFÉ


- Quando é que o café vai abrir? – pergunto-lhe eu.
- Quando o tempo mudar, no início da primavera, espero eu. Eu e alguns amigos. Temos de reunir as nossas coisas, e precisamos de um pouco mais de capital para comprar algum equipamento.
Pergunto-lhe quanto, oferecendo-me para investir.
- Tens a certeza? – pergunta ele um pouco admirado, pois a verdade é que não nos conhecemos por aí além, somos apenas cúmplices no nosso ritual diário do café.
- Sim, tenho a certeza. Em tempos pensei ter um café meu.
- Vais poder beber café de graça até ao fim da tua vida.
- Deus queira – digo eu.
Sento-me em frente do café sem igual do Zak. Por cima, as ventoinhas rodopiam, simulando as quatro direcções de um catavento. Ventos fortes, chuva fria, ou ameaça de chuva; uma sequência indistinta de calamidades vindas do céu  impregnou subtilmente a minha existência. Sem me dar conta, caio numa inquietação ligeira, embora prolongada. Não é bem uma depressão, é mais o fascínio por uma melancolia que rodo na minha mão como se fosse um pequeno planeta, raiado de sombra, impossivelmente azul.

Patti Smith em MTrain

Legenda: pintura de Raymond Leech

Sem comentários: