sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

ENTÃO, É NATAL!


Enquanto, dentro de portas, ouvíamos as histórias de infância de uma filha da terra, as galinhas passeavam-se pelo jardim. Lá fora, cheirava a campo; na cozinha a Natal!
«Na noite de 24, ardia-se um canhoto, assavam-se e debulhavam-se as pinhas, retiravam-se os pinhões» e faziam-se jogos em família, conta Fernanda Pimenta enquanto nos prepara a roupa velha na cozinha da Taberna Pimenta, a funcionar desde 1958. O negócio era do pai, assim como o desejo que alguém lhe desse continuidade.
Na mesma lareira de chão onde sempre se cozinhou, o fogo ardia brando como branda foi a nossa conversa. Fernanda lembra que os preparativos do natal começavam a 23 ou 24 pela manhã. Faziam-se mexidos, rabanadas, aletria. Logo ao almoço de 24, servia-se arroz de polvo, polvo cozido, bacalhau assado na brasa. À noite, o bacalhau cozido era o rei. Mais tarde chegavam os presentes: aos 5 anos, recebeu um chapéu de chuva vermelho de que se lembra até hoje. Continua a preparar o natal da mesma forma de sempre. Do que mais sente da festa de outrora? «Dos pais que já cá não estão».

ROUPA VELHA

500 g de bacalhau
500 g de batatas
1 kg de couve
2 ovos cozidos
1 cebola e 2 dentes de alho
Azeite e vinagra tinto, q.b.

Num tacho, coloque a cebola e o alho bem picadinhos, com o azeite. Deixe refogar e vá acrescentando as batatas partidas em cubos, as couves e o bacalhau já lascado.
Mexa bem e cozinhe, para apurar, em lume brando. Acrescente os ovos e deixe apurar mais um pouco.
Quando estiver pronto, junte duas gotinhas de vinagre tinto e envolva tudo novamente.
Disponha numa travessa e, por cima, coloque rodelas de ovo.

Taberna Pimenta, Lugar do Côto, 186, Pico S. Cristóvão, Vila Verde

Em «Mais», revista Lidl

Sem comentários: