terça-feira, 24 de janeiro de 2017

NÃO A REVOLUÇÃO EM SI


A desordem que se viveu, o espetáculo social e humano absolutamente degradante a que se assistiu nos tempos imediatos à Revolução do 25 de Abril, a estupefação, a incredulidade, a impossibilidade de conviver com toda uma imensa miséria cultural de um país com um enorme índice de analfabetismo alimentado pelo regime salazarista e que vinha agora «ao de cima» nas mais elementares situações do quotidiano, de compreender e aceitar a balbúrdia instalada, a agonia provocada por um tão grande desequilíbrio, pelas frases tão grosseiras que ouvia na rua, nos transportes públicos, nas lojas, enfim, por toda a parte, pela dificuldade da aceitação de novas atitudes de «liberdade», tudo isto, todos estes fenómenos sociais o deprimiram intensamente. Não a Revolução em si, porque essa foi desejada, naturalmente, mas o que a Revolução deixou ver e que não cabe aqui neste livro demonstrar.
Rómulo de Carvalho viveu a situação profundamente amargurado. No seu livro Memórias, o leitor poderá observar descrições pormenorizadas, todas documentadas, de cenas do dia a dia. Cenas e dizeres absolutamente inacreditáveis que, sem qualquer orgulho, fazem parte de um certo rascunho da nossa História recente. Ele reuniu muita documentação dessa época especial, socialmente falando, que espelha, nas mais perfeitas condições, um determinado e peculiar comportamento de toda uma sociedade. Qualquer pessoa ficará impressionada ao ler esses relatos compilados pela mão serena de um homem a tento e admirado com tudo o que passou nessa altura.
Em finais de 1974 elaborou o requerimento que iria proporcionar-lhe a aposentação e em janeiro de 1975 foi confirmada essa aposentação.
Ao fim de quarenta e dois anos de ensino presidencial, sem nunca ter usado gravata e sem a mesma cor política desses cinzentos governantes, Rómulo de Carvalho terminava a sua atuação como professor mas não terminava a sua vida cheia de atividades, ligadas sempre ao ensino e à divulgação cultural, que foram uma constante durante toda a sua vida.


Legenda: Liceu Pedro Nunes

Sem comentários: