segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

ESTOU TRISTE E NÃO SEI ESCREVER


10-3-63
Hoje tornei a deixar-me invadir pela decisão tentadora de não escrever mais. (Ontem, no fim de fazer os deenhos, apeteceu-me rasgar tudo e foi por isso que mandei mais cedo para a K.) Não me esqueço que em 1959, rasguei todos os papéis que tinha apontamentos, contos antigos, originais etc. Embora a «prisão» fosse outra, a angústia que sentia era do mesmo género, derivada de não poder fazer algo de útil e achar absolutamente inútil todas aquelas historietas. Além do que interrogando-me sinceramente não sei se vale a pena continuar, se poderei algum dia escrever qualquer coisa de jeito, qualquer coisa que não seja só para os júris da C.E.I. e da S.C.A. (Sociedade Cultural de Angola). Não será melhor orientar a m/ vida para ser um pacato cidadão? Mas nem por isso me é possível, não tenho nenhuma classificação profissional. Ao fim de 10 anos de trabalho é triste chegar à conclusão que não sei fazer nada de especial. Isso preocupa-me qto ao futuro da L. e do Xexe.
                                                                    *
Hoje não escrevo mais, estou mto. triste e não sei escrever.

José Luandino Vieira em Papéis da Prisão

Sem comentários: