terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

OS FURORES DE TODA A MEDIOCRIDADE


A Portugália Editora, nos anos 50/60, manteve uma série de Antologias: Líricas Portuguesas, Contos Portugueses.

Jorge de Sena foi responsável pelas Líricas Portuguesas que conheceu diversas séries.

Em carta a Eugénio de Andrade, datada de 3 de Julho de 1958, dá conta da 3ª série da Antologia:

A Antologia está em vias de conclusão. – tem sido um trabalho insano, pesquisas, Biblioteca Nacional, o diabo, mas creio que ficará um monumento para os últimos vinte anos.

Dois dias depois, dá conta a Eugénio que incluiu António Gedeão na Antologia:

O António Gedeão, aliás Rómulo de Carvalho, que iniciava o seu professorado liceal na minha turma de 7º ano – o que eu não sabia -, está já selecionado e biográfico-criticado. Ele havia-me mandado o primeiro livro, de que eu gostara, com certa expectativa, e o segundo, recentíssimo, acho-o excelente, para lá dos jogos a que V. justamente se refere e provém de uma maestria, como direi, excessiva em relação à matéria. Mas muito bom. Vai, sendo «o mais jovem» de todos, ser cronologicamente o primeiro poeta da 2ª parte da Antologia.

Em carta datada de 5 de Janeiro de 1959, Eugénio pergunta por novas da Antologia.

A 25 de Janeiro, Sena responde com humor e ironia:

A antologia continua a despertar os furores de toda a mediocridade. Os ataques e os insultos continuam a desabar por todos os lados. Em grande parte são inspirados pelo furor (uterino) da megera Natália Correia que, segundo diz um amigo meu, é tristemente, em carne e osso, o que se arranjou do busto da República. Com a diferença que esta senhora de barrete frígio, por ser só busto, não intrigava com outras partes mais abaixo. Mas têm amas em comum o servirem-se da língua, embora com fins opostos.


Legenda: a capa da 3ª Série da Antologia de Líricas portuguesas é tirada da Livraria Sidarta.

Sem comentários: