quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

ZECA UM POUCO AO ACASO


Pertence a Sérgio Godinho a mais feliz definição de José Afonso:

Abriu janelas onde nem paredes havia.

Já fui andarilho e cantor, Bendito seja o pão, Bendita seja a dor, Bendita as portas do amor!

José Afonso

Quando há alguém maior do que o tempo, só podemos ficar gratos. Quando é português, só podemos ficar orgulhosos. As canções de José Afonso são tão bonitas e importantes que não se consegue imaginar a sua ausência. Vivem de um tempo para a eternidade, como tudo o que é genial e belo.
Toda a obra de José Afonso está agora reeditada em CD. Não deve ser preciso dizer mais nada.

Revista K, Agosto de 1992

Sem muros nem ameias, gente igual por dentro e por fora.

José Afonso

… talvez no fundo eu seja um homem mal resolvido.

Entrevista à José Amaro Dionísio, Expresso, 15 de Junho 1985

O medo foi sempre um sentimento que conviveu comigo. O medo a que se sobrepunha uma sensação de angústia, género «como é que me vou comportar em tal ou tal situação?

Entrevista à José Amaro Dionísio, Expresso, 15 de Junho 1985

Amigo maior que o pensamento.

José Afonso

Se os encartados arrumadores de música persistirem, mesmo assim, em recusar à obra de José Afonso um lugar na categoria da música «clássica» que se apressem a rever a sua definição desta, antes que, por completo, os deixemos de tomar a sério.

João de Freitas Branco

Sou fruto de muita gente, de muitos lugares e dissabores.

Entrevista O Diário 2 de Janeiro de 1983

Nunca tive prazer em fazer música.

Entrevista Alexandre Manuel ao Diário de Notícias de 28de Abril de 1984

Um dia hás-de aprender haja o que houver.

José Afonso

… e afinal, eu só queria dizer que fazes uma falta do caraças!

Manuel Freire, Fevereiro de 1992

… pois tu é que partiste cedo demais, meu sacana!

Samuel, Fevereiro 2012

Legenda: fotografia de Júlio Gomes tirada do Cinéfilo nº 8.

Sem comentários: