quarta-feira, 15 de março de 2017

E ALI ESTAVA EU A MEXER NAS MINHAS TRANÇAS


Três décadas mais tarde, em 1997, a Vogue alemã pediu-me para entrevistar Paul Bowles em Tânger. Fiquei com sentimentos contraditórios em relação à minha tarefa, pois foi-me mencionado que ele estava doente. Mas asseguraram-me que tinha concordado prontamente e que essa situação não o perturbaria. Bowles vivia num apartamento de três assoalhadas, num prédio de linhas simples e modernas doas anos 50 de uma zona residencial. Uma pilha alta de baús e malas com marcas de muitas viagens formavam uma coluna à entrada. Havia livros a forrar as paredes e os átrios, alguns que eu já conhecia e outros que gostava de conhecer. Ele estava sentado na cama, encostado à cabeceira, com um robe leve de xadrez vestido e o seu rosto pareceu iluminar-se quando entrei no quarto.
Agachei-me, tentando encontrar uma posição simpática naquele espaço estranho. Começámos por falar da mulher, Jane, já falecida, mas cujo espírito parecia pairar por todo o lado. E ali estava eu a mexer nas minhas tranças e a falar de amor. Perguntei-me se ele estaria realmente a ouvir.
- Anda a escrever alguma coisa? Perguntei eu.
- Não, já deixei de escrever.
- E como se sente agora? – inquiri eu.
- Vazio – respondeu ele.

Patti Smith em M Train

Legenda: Paul Bowles com Patti Smith

Sem comentários: