segunda-feira, 22 de maio de 2017

DEUS NÃO PODIA PERMITIR UMA COISA DESSAS!


Mas sempre vos direi que em todo o tempo foram os homens dignos de comiseração. E vocês sê-lo-ão igualmente. Confesso-vos que penso em vós com alguma apreensão. Pergunto a mim mesmo, frequentemente, que será do mundo, que será da presente civilização quando se esgotar o petróleo? É claro que o petróleo há-de acabar, como tudo. Fura-se a terra afanosamente, em solo firme e no fundo dos mares, e vai-se-lhe chupando essa mal cheirosa seiva de que depende toda a nossa vida. E quando não houver mais nada para chupara? Conheci um homem muito católico, e não menos obtuso, que me respondeu um dia quando lhe falei neste assunto: “O petróleo nunca mais acaba. Deus não podia permitir numa coisa dessas!” Não sabia o pobre diabo que Deus tem permitido coisas terríveis uma das quais foi ter-se descoberto o petróleo.
E como vai ser depois? Como andarão os automóveis? E os aviões? Saberão vocês, meus queridos tetranetos, o que é um automóvel ou o que é um avião? Talvez os conheçam como eu conheço os coches de Suas majestades que se guardam nos museus, e alguns bem lindos, por sinal. E depois? Andarão vocês de coche? Isto na hipótese da terceira guerra mundial deixar sobreviventes.
É claro que não me esqueço de que as ciências e as técnicas não param de progredir, e que as descobertas futuras são insuspeitadas, mas deve ser muito difícil substituir o petróleo nas suas aplicações. Vocês é que o saberão.

Rómulo de Carvalho em Memórias

Sem comentários: