terça-feira, 23 de maio de 2017

E AINDA NOS DÃO DINHEIRO


Neste dia, em vez de dar aula, fui conversar com o metodólogo. Perguntei-lhe se devia falar caro ou falar acessível; e ele achou, comigo, que devia falar acessível, porque serei «sempre diferente deles». Isto de ser «diferente deles» vem lembrar outro assunto de que falámos – se não neste, noutro dia. – O do professor que sente a necessidade de se impor ao aluno pelo alardeamento de uma vastidão e complicação de conhecimentos com que o amachuca e que se irrita ou inventa, se necessário for, quando o aluno lhe pergunta qualquer coisa que ele não sabe. Por mim, nego-me a impor-me desta maneira medrosa e desonesta e será, como tem sido, sempre sem vergonha que direi que não sei. Se não houver este ano há para o outro ou para de aqui a cinco o aluno que compreende que o professor não é um livro aberto. «O meu melhor professor foi um professor de Inglês que não sabia nada de Inglês» – disse o meu metodólogo; ora quem o julgou o campeão dos professores creio eu que não foi o metodólogo; foi o aluno do Liceu.
Mas onde haverá papel (e memória abundante e precisa?) para registar tudo quanto nós conversámos? Neste dia o assunto que mais abordámos foi o professor. Falei-lhe de um para encantador meu amigo e já agora, para fechar este parágrafo, deixo aqui aquela encantadora confissão da Lourdinhas, tão boa indicação do que, em última palavra, deve ser o Professor: «Então a gente anda aqui tão feliz e no fim do mês ainda nos dão dinheiro?»

Sebastião da Gama em Diário

Sem comentários: