quinta-feira, 15 de junho de 2017

NÃO HAVIA NENHUM DISCO DA CARTER FAMILY


Também não havia nenhum disco da Carter Family no apartamento. A Chloe despejou um bocado de bife com cebolas no meu prato e disse «Toma, faz-te bem». Ela era porreira à brava, fixe da cabeça aos pés, uma bichana maltesa, uma verdadeira víbora – acertava sempre à primeira. Não sei quanta erva ela fumava mas era muita. Tinha umas ideias muito próprias acerca da natureza das coisas, disse-me que a morte era uma fingidora e que o nascimento era uma invasão de privacidade. O que é que havia a dizer? Não se podia responder nada quando ela dizia coisas daquelas. É que não se podia provar o contrário. Nova Iorque não a perturbava nem um bocadinho. «É tudo uma macacada nesta cidade», dizia ela. E ao falar com ela percebia-se logo porquê. Pus o meu boné e vesti o casaco, peguei na minha guitarra e comecei a fazer a trouxa. A Chloe sabia que eu estava a tentar fazer coisas. «Se calhar um dia o teu nome ainda vai correr o país como fogo posto», dizia ela, «Se alguma vez conseguires uns pares de notas de cem, compra-me qualquer coisa».

Bob Dylan em Crónicas

Sem comentários: