sábado, 15 de julho de 2017

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


No Cinema Império, de 15 a 30 de Julho de 1974, aconteceu o Ciclo «O Cinema Proibido», organizado pela Casa da Imprensa, com sessões diárias às 15,15 e 21,30 horas.

Aos sábados e domingos houve também sessões às 18,30.

O ciclo tinha um cartaz e programa. Andei à procura mas não encontrei. Apenas um papelinho que é uma lista dos filmes, não lembro se todos ou se aqueles que queria ir ver.

Dr. Strangelove, 1964 – Stanley Kubrik
Inquérito a um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita, 1970 – Elio Petri
Estado de Sitio, 1972 - Costa-Gravas
Disparem Sobre o Pianista – François Truffaut
O Dia da Violência, 1970 – Roger Corman
O Desprezo, 1963 – Jean-Luc Godard
A Hora do Lobo, 1967 - Ingmar Bergman
Z, 1969 – Costa Gravas
Sofia e a Educação Sexual, 1973 de Eduardo Geada

Tenho a ideia de que está por fazer o papel que a Casa da Imprensa desempenhou no tempo da ditadura com as suas diversas organizações culturais.
Os Ciclos de Cinema a Noite do Fado, um enorme êxito de popularidade e sem esquecer o I Encontro da Canção Portuguesa, no Coliseu dos Recreios, na noite de 29 de Março, quando um coro de cinco mil vozes entoou Grândola, Vila Morena, sem saber o que estava para acontecer mas a acreditar que num qualquer dia das surpresas.

Os serviços de censura exigiram que todas as letras de canções que fossem cantadas tivessem exame prévio. Não permitiram que José Afonso cantasse A Morte Saiu à Rua, Venham mais Cinco, Menina dos Olhos Tristes e apenas autorizaram Milho Verde e a Grândola.


Foi também nessa noite memorável que quando José Carlos Ary dos Santos, subiu ao palco, por causa das suas participações nos Festivais da Canção da RTP, foi vaiado e, com a frontalidade habitual, disse: «Eu venho para dizer poesia. Se não gostam, manifestem-se no fim». Depois de declamar SARL abandonou o palco debaixo, apenas, de aplausos.

Voltando aos filmes.

Ao tempo, não tinha visto nenhum dos filmes programados e acabei por não assistir a qualquer sessão.

Nas ruas, nas fábricas, nos sindicatos, nas escolas, eram outros os filmes e nós os protagonistas donde pode ressaltar a ideia de que podemos ser qualquer coisa como uma espécie de cinema ambulante.





Legenda: Peter Sellers em Dr. Strangelove e o final do filme, com Vera Lynn a cantar We'll Meet Again

Sem comentários: