segunda-feira, 14 de agosto de 2017

FARTO DA CANALHICE AMERICANA


Carta de Jorge de Sena, datada de 7 de Dezembro de 1973, para Eugénio de Andrade:

Com isto aqui, estou mais triste do que nunca. Os inimigos que há na alta administração empenhados em que o Português não exista ou não se desenvolva (é incrível mas é assim) preparam-se para dar-me um golpe tremendo, não renovando o contrato do rapaz que ensina a língua e é o meu braço direito. Que poderei fazer, sozinho depois com um eventual leitor português? É a cepa torta insuportável. A Literatura Comparada vai indo bem, mas tem-me custado arrelias e cabelos brancos sem fim. Estou literalmente farto da canalhice americana a todos os níveis. E só se vê tudo indo de mal a pior, com o insidioso avanço do autoritarismo fascista, e com um custo de vida que faz com que tudo quanto ganho mal me chegue para sustentar a família. Não sei que voltas dar – e de Portugal é o que se sabe. Estamos desesperados, a Mécia e eu.

Em Correspondência

Legenda: Santa Bárbara, Califórnia

Sem comentários: