sexta-feira, 1 de setembro de 2017

OLHAR AS CAPAS


Os Chapéus de Chuva

Fiama Hasse Pais Brandão
Prefácio: Urbano Tavares Rodrigues
Colecção de Teatro Minotauro nº 3
Editorial Minotauro, Lisboa s/d

CONFERENCISTA, lendo por um texto. – Senhor Presidente, caros colegas, meus senhores: o homem é um ser social. Sem dúvida, o homem nasce, cresce e morre em sociedade. Sem a sociedade o homem não pode subsistir. As instituições administrativas, as instituições políticas e todas as demais instituições que pressupõem a reunião de mais que um indivíduo, nasceram do íntimo do homem, do seu pensamento, ou digamos antes, do seu sentimento social. O pensamento político é um estado de consciência social. O pensamento político é um estdao de consciência social. Um estado e um acto. A cultura, a civilização, a aproximação entre os homens e entre os povos, assentam em coordenadas sociais.
O fenómeno social, é por assim dizer, o fenómeno básico do todo humano. Ora de que necessita o todo humano para subsistir em equilíbrio e harmonia?
 Necessita sobre tudo que o indivíduo se realize em solidariedade.
Meus senhores, eis a palavra-chave capaz de penetrar a muralha dos séculos, de transpor os abismos do espaço e cingir em uníssono o globo habitado. Eis a palavra-passaporte do homem civilizado. – Solidariedade.

Sem comentários: