domingo, 8 de outubro de 2017

A SUA POESIA REUNIDA VÊ-SE MELHOR


Carta, datada de 20 de Março de 1961, de Sophia Mello Breyner Andresen, para Jorge de Sena:

Muito obrigada pela Poesia e pelas Andanças do Demónio. A sua poesia reunida vê-se melhor. O livro deu-me uma extraordinária impressão de grandeza. Uma grandeza que é estilo, precisão, exactidão, força, construção e mais ainda testemunho, olhar olhando de frente, inteireza, coragem.
Na Perseguição que você me mandou em 1943 estão sublinhados dois versos do «Andante»:

                «Soube-me sempre a destino a minha vida»
                                                  e
                «As crianças nascem com uma coragem que perdem»

Este último verso está no centro da sua poesia. Em toda ela há como que o testemunho de que o poeta é o homem que não perde a coragem com a qual nasceu.
Li o seu livro com um misto de entusiasmo e aguda tristeza: entusiasmo porque o livro é maravilhoso, tristeza porque mais ainda vejo e penso como aqui quase todos e quase tudo o não mereceram. Esteve aqui há dias a Menez que tinha comprado o seu livro e estava maravilhada. Ela pediu-me que lhe dissesse isto.
Mesmo as pessoas que como ela e como eu já conheciam bem a sua poesia o livro é surpreendente. Tudo cresceu e tomou a sua imagem completa. A sua poesia reunida aparece com uma densidade sem repetição e sem desfalecimento, numa unidade construída ponto contra ponto desde a primeira até à última palavra.
Que esta unidade tenha sido vivida e «existida» é o que me maravilha. Há no livro um espantoso «fazer face» que é o testemunho dum mundo onde a poesia foi a única liberdade e onde o poeta foi chamado a assumir todo o seu destino.
Mandei o seu livro à Maria Helena Vieira da Silva, porque ela o admira muito e é uma das pessoas que eu penso que entenderá toda a grandeza desta Poesia – I.


Legenda: capa de Poesia  I  é tirada de Frenesi Loja

Sem comentários: