domingo, 8 de outubro de 2017

ETECETERA


O Verão continua pelo Outono dentro e as altas temperaturas (variações entre os 28 e os 32 graus) manter-se-ão até 14 de Outubro.

Da chuva, nenhuma notícia.

No norte e centro do país, multiplicam-se os incêndios.

Porque se agravou, devido à mudança dos ventos, a situação do incêndio, que
desde sexta-feira que varre o concelho de Pampilhosa da Serra, às 17,oo horas, foi activado o plano municipal de emergência.

Entre Janeiro e Setembro deste ano, arderam 215.988 hectares de floresta em Portugal, mais 174 por cento do que a média dos últimos dez anos.

Face às condições meteorológicas adversas, com pouca precipitação e a consequente situação de seca, o Governo prolongou ate 15 de Outubro o período crítico dos incêndios florestais, que normalmente termina a 30 de Setembro.

PSD

Paulo Rangel e Luís Montenegro, invocando razões familiares, não se candidatam à presidência do PSD.

A fúria neo-liberal comandada por Pedro Passos Coelho secou o partido e ninguém quer assumir a herança.

Pedro Santana Lopes está a ponderar seriamente a candidatura à liderança do partido.

Rui Rio não tardará a chegar-se à frente.

Pedro Marques Lopes, hoje, no Diário de Notícias:

«A política e os políticos falam para cada vez menos gente. Já muito pouco do que dizem e das causas que defendem desperta interesse ou dinamiza participação. Daí a gravidade desta falta de comparência, sobretudo numa altura em que figuras como Luís Montenegro e Paulo Rangel deviam estar empenhados a fundo num debate ideológico e programático no PSD. É o que deve acontecer num partido em processo de sucessão depois de uma liderança muito marcada como foi a de Pedro Passos Coelho, e esse devia ser um trabalho com potencial para seduzir os melhores do PSD. O ponto é que, sejam quais forem as circunstâncias pessoais e políticas de Montenegro e Rangel, é de lamentar que não tenham encontrado um incentivo mínimo para enfrentar Rui Rio e disputar a liderança daquele que é atualmente o maior partido com representação parlamentar.
Descendo uns degraus, até ao nível da tática partidária, encontramos duas explicações possíveis. Entende-se, por um lado, que nenhum dos dois queira estar presente numas legislativas de 2019 com enorme potencial para desaire eleitoral - será relativamente fácil ao PS gerir o ciclo económico e de devolução de rendimentos até à campanha de 2019. A lógica do "que vá lá outro queimar-se enquanto eu fico aqui a preparar o próximo ciclo" é compreensível e legítima, mas a questão é que alguém teria de avançar, alguém que não seja visto como uma segunda linha. Por outro lado, podemos tentar encontrar uma leitura interna. Será que o legado de Passos Coelho é já um ativo tóxico dentro do PSD? Será que Luís Montenegro e Paulo Rangel passaram os primeiros dias desta semana a pesar e medir apoios nas estruturas locais e chegaram à conclusão de que não teriam hipóteses enquanto candidatos de continuidade? Não sabemos ao certo. O que sei é que o PSD merecia melhor sorte, neste momento, do que estas duas faltas de comparência.»

ISALTINO

El País destaca hoje Isaltino como «o alcaide corrupto que os portugueses adoram».

Há generalizações que ofendem e Oeiras não é Portugal, é apenas o concelho com maior percentagem de licenciados e doutorados em Portugal. 

MESSI

O risco de um Mundial sem Messi.

A uma jornada do fim do apuramento, seleção das pampas nem está em posição de ir ao playoff. Jogo decisivo é na terça-feira, no Equador.


Legenda: imagem de A Bola

Sem comentários: