terça-feira, 17 de outubro de 2017

ONDE A MINHA SOLIDÃO POSSA SER APENAS SOLIDÃO


Carta de Mário-Henrique Leiria, escrita em S. Domingos de Rana e datada de 29-30 de Novembro de 1961, para Isabel, a «Maruska querida»:

E isto, Maruska bonita, porque eu ando sempre só, sempre a ver ao meu lado o vazio de um espaço que já não existe. Esta tarde isto não aconteceu, estavas lá tu a cobrires totalmente com a tua presença real um fantasma que nem sequer veio. Creio que compreendes, Isabel, e que sabes com certeza que te amo. Isto que acontece comigo é apenas o sentir as mãos vazias e não poder ter nada onde as pousar. Mas acontece… Quando tu estás presente, querida, deixa de acontecer, mas o facto é que estou muitíssimo mais tempo só – completamente só – do que acompanhado. Por isso o escrever-te já é uma companhia, já é o sentir-te amanhã a leres o que agora te digo. Isabel, esta é uma das razões porque tenho de me ir embora… não suporto mais a solidão povoada que Lisboa me dá. Fui e voltei, é certo, porque afinal eras tu que eu desejava (e desejo) encontrar. Mas agora estou mesmo, mesmo no limite da resistência. Tenho que ir, ir para muito longe, para onde a minha solidão possa ser apenas solidão, sem memórias nem fantasmas. Depois, vem também o caso económico. Eu não quero continuar a viver assim: tenho que ir fazer qualquer coisa, que trabalhar mesmo duro dentro da minha especialidade… e aqui receio já não conseguir fazê-lo. É assim, Isabel; creio que compreendes. Não posso, não posso suportar mais as mãos vazias e o eco de uns passos que já se perderam.


Legenda: fotografia de Maxime Gréau

Sem comentários: