domingo, 5 de novembro de 2017

SEI QUE POSSO CONTAR CONTIGO


Por cauda das composições do Guthrie, a minha visão do mundo estava a tornar-se profundamente apurada. Disse a mim mesmo que iria ser o maio discípulo. Parecia valer a pena. Eu até parecia parente dele. Mesmo à distância, nunca tendo visto o homem, podia com nitidez discernir a cara dele. Não é diferente do meu pai quando era jovem. Sabia pouco do Woody. Nem sequer tinha a certeza de que ainda estivesse vivo. O livro faz com que ele pareça uma personagem de um passado longínquo. Whittaker, contudo, pôs-me a pare dele. Disse que ele andava doente lá para o este e fiquei a pensar nisso. Nas semanas que se seguiram, voltei algumas vezes a casa d Lyn para ouvir aqueles discos. Um por um, comecei a cantá-los todos, sentia-me ligado a diversos níveis àquelas canções. Eram cósmicas. Uma coisa é verta, Woody Guthrie nunca me tinha visto ou ouvido falar de mim, mas parecia estar a dizer-me «Hei-de ir-me embora, mas deixo esta tarefa nas tuas mãos. Sei que posso contar contigo».

Bob Dylan em Crónicas

Sem comentários: