sábado, 4 de novembro de 2017

TALVEZ MUDE DE OPINIÃO QUANDO LHE CONVIER


Carta de Sophia, datada de 28 de Junho de 1962, para Jorge de Sena.
Custa um pouco (?) ver a doce, e católica, Sophia escrever o que escreveu sobre Maria Judite de Carvalho.
É assim.
Com estes pequenos (?) episódios se perceberá, um pouco, como levámos tantos anos a ver-nos livres de Salazar e Caetano.
Invejas, vaidades, ciumeiras, ódiozinhos de estimação.
Se perceberá também quando a seguir ao 25 de Abril nos dispersámos, quando tivemos nas nossas mãos a possibilidade de construir um país e que acabou por descambar no por aí se vê.
Sophia começa por pedir desculpa a Jorge por levar tanto tempo a responder a uma sua carta. Escreveu-lhe uma longa resposta mas rasgou-a.

Hoje escrevo a correr.
Nós graças a Deus vamos andando bem, mas sempre com os combates que você sabe.
A minha família – pelas sabidas razões políticas – quase não me fala. Os meus amigos de juventude quase me detestam.
Por outro lado daqui também se vêem muitos bailados. A mulher do Urbano Maria Judite de Carvalho ganhou o Prémio Camilo castelo Branco com um livro perfeitamente medíocre chamado As Palavras Poupadas.
Penso que é urgente você escrever ao Murilo.
Não pode imaginar todas as massadas e desilusões que tenho tido com alguns amigos. Eles não têm a menor noção do que seja lealdade nem seriedade. Felizmente consigo dominar-me e nem me zangar com eles. Creio que são dignos de dó, Talvez sejam casos onde a miséria material acaba por provocar a miséria moral. Vendem-se por baixo preço.
Diga-me o que pensa do Livro Sexto.
Vou para o Algarve em meados de Julho e penso lá ficar até fins de Setembro.
Vocês fazem-nos a maior falta. As pessoas são raras.
O 0’Neilll disse-me que se afastara do grupo português de Florença pois o ambiente é de grande intriga e «porcaria». Disse-me que cortou relações com a «Natália» por ter «descoberto» que ela era mentirosa e sí lutava por ambições pessoais! Mas como o O’Neill é fraco talvez mude de opinião quando lhe convier!
Enfim!


Legenda: capa tirada do site da Livraria Pó dos Livros.

Sem comentários: