quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

OLHAR AS CAPAS


Escritos Íntimos
1º Volume

Roger Vailland
Tradução: Ana Rabaça
Colecção Estudos e Documentos nº  208
Publicações Europa-América, Lisboa s/d

27 de Fevereiro de 1936

Estou a meter-me num grande empreendimento romanesco; no centro um revolucionário profissional, o que não consegui com Pierrette Amable, a solidão do comunista quando está verdadeiramente na vanguarda, a vanguarda é por definição só. Em relação à forma, orientação Flaubert-Hemingway, a prosa-objecto, objecto como um poema, mas à sua maneira de prosa, na sua assimetria, na montanha de Beau Masque, a corrida dos 325 000 francos. Ainda não me arrisquei totalmente. É um grande trecho. Mas não posso iludir eternamente o verdadeiro grande tema. E também por isso que as exigências da tua carta me tocaram.
Quanto ao livro de Hervé *, acho-o indefensável, em particular porque é o produto das doenças infantis que ele pretende combater. Um certo número de «permanentes» da sua geração têm um complexo de Édipo em relação ao Partido., batem com o pé e partem um vaso. A minha mãe dizia que enquanto não se tem idade da razão, não nos devemos meter nas conversas das pessoas crescidas.

·          *  Roger Vailland faz alusão ao livro que Pierre Hervé, ainda membro do Partido Comunista, acabava de publicar sob o título La Revolution et les fétiches. (Nota da Tradutora).

Sem comentários: