sábado, 30 de novembro de 2013

OLHAR AS CAPAS


Segundo Livro de Crónicas

António Lobo Antunes
Capa: Henrique Cayatte
Publicações Dom Quixote, Lisboa Outubro de 2002

Acho que a coisa mais importante que me aconteceu na vida foi uma viagem de cerca de um mês, a Itália, com o meu avô. O meu avô guiava e eu sentado ao lado dele, com um volante de plástico, fingia que guiava também. O carro era um Nash encarnado. O meu volante de plástico, tinha, ao centro, uma bola de borracha. Apertando a bola emitia um som que na minha fantasia era uma buzina. O barulho do motor arranjava-o com a boca, de forma que não havia dúvidas de ser eu quem conduzia o automóvel. De vez em quando o meu avo fazia-me uma festa na cabeça. É engraçado mas ainda sinto os dedos dele.
Durante os dois primeiros dias o cheiro a gasolina enjoou-me e vomitava para cartuchos de papel. Íamos ficando em hotéis pelo caminho. Lembro-me dos gelados que comi em saragoça, lembro-me de assistir a uma tourada em Barcelona com Luis Miguel Dominguin e de ter ido ao teatro ver Carmen Sevilha. Estive apaixonado por ela até aos doze anos, altura em que assisti aos Dez Mandamentos e a troquei por Anne Baxter, a mulher do faraó. Nem Carmen Sevilha nem Anne Baxter me deram troco por aí além. As paixões demoravam a passar nessa época, em que tudo era lento. Dias compridíssimos, destes que demoravam séculos a nascer. O meu padrinho dava-me dinheiro pelos dentes de leite. Se eu fosse jacaré estava rico.

Sem comentários: