sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

OLHAR AS CAPAS


Do Fim do Mundo

Nuno Bragança
Capa: João Segurado
Edições O Jornal, Lisboa 1990

«Não percebo» - interrompeu Luciano.
«Escuta então», disse Túlio na sua voz arrastada. «Desde pequeno que gosto do que é organizado e tem tamanho. Gosto de saber onde começa e onde acaba tudo. A vida deixou de me inquietar nessa noite em que descobri que ela não era um abismo que se abria infinitamente diante de mim, mas sim um percurso limitado, que eu podia povoar o mais inteligentemente possível. Odeio racionalmente os cristãos, com tudo o que há de greco-romano em mim. Nunca me dei à maçada – depois de adulto, claro – de discutir com gente religiosa, mas sempre me diverti por dentro quando alguém me vinha com o velho fantasma da morte. Percebes, eu perdera o medo à vida no dia – aliás noite – em que reconheci a fundo que era mortal».

Sem comentários: