sexta-feira, 22 de maio de 2015

OS IDOS DE MAIO DE 1975


22 de Maio de 1975

MEMBROS do Partido Socialista não participarão no Conselho de Ministros enquanto não fora dada solução ao «Caso República».
Na conferência de imprensa realizada durante a manhã, estiveram presentes, para além de Mário Soares, Salgado Zenha, Jorge Campinos, Pedro Coelho, Sottomayor Cardia, Manuel Alegre, Tito de Morai e Raul Rego.
O Partido Socialista acredita no socialismo e não admite que o povo, supostamente reacionário, tenha votado socialista por engano ou contra os seus interesses profundos.
Foi refutada a interpretação que o Conselho da Revolução fez da actuacção do P.S. nos incidentes do comício do 1º de Maio e perguntou-se:
Por que razão instâncias do M.F.A. criticam tão frequentemente o P.S. e nunca o P.C.P.

ÁLVARO CUNHAL esteve, ontem, no programa televisivo «Responder ao País», e enfrentou perguntas feitas por Adelino Gomes, José Megre e José Manuel Galvão Teles.
Não somos um Partido para nos servirmos da Revolução. Somos um Partido para servir a Revolução. Não somos um Partido que procure benefícios de qualquer espécie, partidários ou pessoais.

O COMPLEXO turístico do Muxito, em Vale de gatos, conselho do Seixal, chama-se agora Comuna Che Guevara.
Numa área de 35 hectares existem planos para a criação de creches, parques infantis, um centro cultural e um espaço de ocupação dos tempos livres das crianças em idade escolar.

O CONSELHO DA REVOLUÇÃO mostra-se crítico em relação ao modo alarmista e superficial como a imprensa está a acompanhar o processo angolano. Foi reafirmado que o exército português assume em Angola uma posição de neutralidade, respeitando os Acordos de Alvor e manifesta-se esperançado em que os dirigentes dos três movimentos de libertação encontrem a plataforma de entendimento político que conduza à independência do País.

Fontes:
- Acervo pessoal;
Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.

Sem comentários: