sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

OLHAR AS CAPAS



Os Cavalos Também Se Abatem

Horace McCoy
Tradução: Alexandre Pinheiro Torres
Capa: Yzquierdo
Círculo de Leitores, Lisboa s/d

Quando a porta se fechou, Glória fez a seguinte pergunta:
- As senhoras têm filhos?
- Ambas temos filhas já crescidas – respondeu a Srª Higby
- Sabem acaso onde estarão elas esta noite e o que estarão a fazer?
Nenhuma das senhoras respondeu.
- Talvez eu lhes possa dar uma pálida ideia – respondeu Glória. – Enquanto os dois nobres caracteres que as senhoras são estão a cumprir o vosso dever a favor de pessoas que não conhecem, as vossas filhas estão provavelmente  no apartamento de um gajo qualquer, completamente nuas, a embebedarem-se.
As Sr.ª Higby e Witcher perderam a fala.
~É o que geralmente acontece às filhas das reformistas – continuou Glória. – Mais tarde ou mais cedo todas caem de costas e a maior  parte delas nem sequer sabem o suficiente para se livrarem de apanhar um pontapé no traseiro. Vocês, com essas danadas leituras sobre a pureza e a decência, fazem com que elas dêem à sola de casa, porque, é claro, andam sempre muito ocupadas cá fora para terem tempo de lhes ensinar as coisas da vida…
- Porquê… - começou a Srª Higby, que estava muito vermelha-
- Eu… - disse a Srª Witcher.
- Glória… - implorei-
- Já era tempo que alguém lhes dissesse isto que lhes estou a dizer – disse Glória, indo colocar-se de costas apoiadas na porta, como para evitar que elas saíssem. – Vocês são como essas cadelas que se esgueiram como cobras para a retrete para lerem livros pornográficos, ou contarem histórias porcas umas às outras, e depois vêm cá para fora, a fim de estragar o prazer dos outros…
- Saia já dessa porta. Saiamos já daqui – gritou a Srª Higby. – Recuso-me a ouvi-la. Eu sou uma mulher respeitável. Sou professora numa escola dominical…
- Não se mova, nem tanto como um alfinete, enquanto eu não acabar – ameaçou Glória.
- Glória…
- A vossa Liga da Moral e os vossos nojentos clubes de mulheres – disse ela, ignorando-me por completo - … cheios de velhas cadelas bisbilhoteiras que não levam uma… há mais de vinte anos. Porque é que vocês, suas velhotas, não saltam cá apara fora de vez em quando e não compram uma… para se consolarem?

Sem comentários: