quinta-feira, 6 de abril de 2017

O NOME BOB DYLAN


A minha prima Reenie perguntou-me uma vez porque é que eu usava um nome diferente de cada vez que tocava, especialmente nas vilas próximas. Seria possível que não quisesse que as pessoas soubessem quem eu era? «Quem é o Elston Gunn?, perguntou-me. «Não és tu, pois não?» «Ah, espera para ver», disse-lhe. A mania do nome Elston Gunn foi apenas temporária. O que ei fazer assim que saísse de casa era simplesmente passar a chamar-me Robert Allen. Para todos os efeitos, aquele era o meu verdadeiro Eu – era o nome que os meus pais me tinham dado- Fazia lembrar o nome de um rei escocês e eu gostava. Havia pouco da minha identidade que ele não contivesse. O que de certa forma me confundiu mais tarde foi ler um artigo na revista Downbeast com a história de um saxofonista da Costa Oeste chamado David Allyn, Suspeitei que o músico tivesse modificado a grafia Allen para Allyn. Algum tempo depois, acidentalmente, li alguns poemas de Dylan Thomas. Dylan a Allyn soavam parecido. Robert Dylan, Robert Allyn. Sempre me trataram por Robert ou por Bobby, mas Bobby Dylan soava a infantil e, para além disso, já havia um Bobby Darin, um Bobby Vee, um Bobby Neely e muitos outros Bobbys. Bob Dylan tinha mais pinta e soava melhor que Bob Allyn. A primeira vez que me perguntaram o meu nome nas Twin Cities, automática e instintivamente respondi «Bob Dylan».

Bob Dylan em Crónicas

Sem comentários: