quarta-feira, 29 de novembro de 2017

COISAS EXTINTAS OU EM VIAS DE...


Em conversa com um livreiro, fiquei a saber que a colecção Resumo: a poesia em…, edição conjunta da FNAC e Assírio e Alvim, acabou em 2014 com a antologia de poemas referente ao ano de 2013.

Acabou quando a Assírio & Alvim foi comprada pela Porto Editora.

No 1º volume referente ao ano de 2009, e publicado em 2010, podia ler-se, numa breve nota, assinada pelos antologiadores: José Alberto Oliveira, José Tolentino Mendonça, Luís Miguel Queirós, Manuel de Freitas:

«O presente volume, a que desejavelmente se dará seguimento nos próximos anos, pretende ser uma antologia dos melhores poemas publicados em Portugal ao longo de 2009.»

Publicaram-se 5 volumes.

Alguém na Porto Editora acabou por concluir que iniciativas destas não dão para fazer tilintar as caixas registadoras, que também já foram extintas, são aqui mencionadas para que perceba a ideia.

O mais estranho é que um dos responsáveis editoriais da Porto Editora é Manuel Alberto Valente que nos anos 70, juntamente com Egito Gonçalves, organizou e publicou Poesia70 que só conheceu dois volumes, referentes aos anos de 1970 e 1971.

No que à FNAC diz respeito, nem sei bem como alinhou nesta iniciativa, está mais interessada em outras áreas de negócio do que de livros.

Sem comentários: