terça-feira, 3 de abril de 2018

A RAZÃO É UMA COISA QUE TODOS TÊM


Sejamos modestos nas nossas “certezas” e na defesa das nossas “razões”. É comum ver seres humanos, eles e elas, encolerizarem-se para impor as suas razões. Eu, pessoalmente, pouca importância atribuo às razões de cada um porque a razão é uma coisa que todos têm. Há alguém que não tenha razão? Não conheço.
(…)
É assim que, pessoalmente, apresento as minhas razões, e não considero patetas, ou coisa pior, as razões dos outros que divergem das minhas. Cada um tem a razão que pode ter, e poderá apresenta-la com toda a convicção, com toda a dignidade mas sem prepotência, sem escutar, com sorriso oblíquo, de troça ou de desprezo, a razão do outro. Estou, evidentemente, a referir-me à “razão” como suposição, interpretação, concepção, crença.

Rómulo de Carvalho em Memórias

Sem comentários: